Anuncio

Comunidade em Juazeiro celebra 90 anos de festa em honra a São Sebastião

Morador do Sítio Brejo Seco em Juazeiro do Norte, Major Gonçalo era oriundo de uma família bastante devota

Foto: Blog Fotos Apenas

Agência Cariri Ensi

Em 1932, durante uma grande seca que atingiu o Ceará, o major Gonçalo Parente de Sá Barreto fez uma promessa ao mártir São Sebastião, pedindo para que se não morressem de fome ou de sede nenhum dos seus parentes ou animais que criava, em gratidão construiria em suas terras uma capela dedicada ao santo.

Morador do Sítio Brejo Seco em Juazeiro do Norte, Major Gonçalo era oriundo de uma família bastante devota, antes da sua promessa feita ao santo mártir, seus pais: João Severino Ferreira e Maria da Conceição Araújo, tinham uma sala de orações dedicada a Sant'Ana, devoção esta existente desde o final do século XVIII.

Com a graça recebida, major Gonçalo cumpre a promessa e em 1940 constrói uma capela iniciando uma grande e profunda devoção a São Sebastião. Por ocasião da ampliação do Aeroporto Regional do Cariri, a capela precisou ser demolida. Para não ficarem sem um local de oração a senhora Maria da Penha de Sá Barreto (D. Benha), em 1980 doou um terreno em outro local um pouco mais afastado. Terminado a construção todos os bens existentes no antigo templo foram trazidos para a nova capela que ficara aos cuidados de Maria Geli de Sá Barreto, uma das filhas de D. Benha.

Legenda: Altar / Foto: Luciana Cavalcante/PMJP

Como reconhecimento aos grandes serviços prestados por Maria Geli aquela comunidade, o nome do Bairro Brejo Seco foi substituído passando a chama-se oficialmente Bairro Professora Maria Geli de Sá Barreto.

Legenda: Nave da capela - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Maria Geli assumiu por muitos anos a organização da capela. Zelosa e dedicada movimentou e fez crescer aquela comunidade. Pertencente a área paroquial do Menino Jesus de Praga a comunidade São Sebastião celebra neste ano de 2022, 90 anos de história e devoção e convida você e sua família a participarem dos festejos alusivos ao santo mártir, que será celebrado de 10 à 20 de janeiro. Além de São Sebastião a comunidade celebra no mês de julho a sua co-padroeira Sant'Ana. 

            Foto: Divulgação/PMJP



Postar um comentário

0 Comentários