Anuncio

Pesquisa para avaliar as condições da saúde bucal da população passa por 19 cidades do Ceará até junho

O levantamento do Ministério da Saúde faz parte da terceira edição da SB Brasil - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal que vai contemplar ao todo 422 municípios do país.


Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

O Ministério da Saúde realiza um estudo para identificar as condições da saúde bucal da população de 19 cidades do Ceará até o final de junho. O levantamento faz parte da terceira edição da SB Brasil, Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que vai contemplar ao todo 422 municípios do país.

Os profissionais da atenção primária à saúde bucal vão passar de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar dados socioeconômicos, por meio de questionário. A participação é importante, pois o participante que tem algum problema bucal detectado já é encaminhado para a unidade odontológica.

O secretário de atenção primária à saúde, Raphael Parente, ressalta a importância da ação para a região Nordeste. “Serão cerca de 17 mil pessoas que serão visitadas na região. A participação é importante para o Ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico”, afirmou.

Após o mapeamento da população, acontece a fase da avaliação da saúde bucal com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Além disso, também vão ser verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias.

Municípios do CE a serem visitados:

Fortaleza
Aquiraz
Barbalha
Camocim
Cascavel
Cedro
Crato
Icó
Iracema
Itatira
Lavras da Mangabeira
Maracanaú
Massapê
Nova Russas
Palmácia
Quixadá
Russas
Tamboril
Varjota

Reprodução: G1 Ceará

Postar um comentário

0 Comentários