Anuncio

EM DEFESA DO SAMU (OPINIÃO)

 

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais 

Coluna de opinião por Dr Santana

O SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi criado  pelo presidente Lula em 27 de abril de 2004.   E alterou o rumo da saúde no Brasil, porque o SAMU realiza  um serviço médico pré-hospitalar que atende aqueles casos mais urgente e mais graves que dependem daquela urgente ação dos profissionais de Saúde para salvar a vida do enfermo, geralmente vítimas de acidente ou uma doença grave que ameaça de imediata a sua vida. São milhões de pessoas que foram salvas  pela ação desses profissionais pelo Brasil afora. Aqui em Juazeiro, no Cariri, não é diferente.

A palavra SAMU virou sinônimo de solidariedade, competência, esperança, socorro médico, vidas salvas. São profissionais, dedicados, homens e mulheres vocacionados para uma ação da mais alta responsabilidade, socorrer e salvar vidas. 

Mas o SAMU Regional está ameaçado! Porque existe uma ação de desmonte e destruição completa deste serviço essencial.  Recursos estão faltando,  ambulâncias estão quebradas, equipamentos sucateados, profissionais com salários atrasados. O serviço não funciona mais como outrora, o socorro médico não chega no tempo hábil.

Não podemos assistir a esse ato de crueldade de braços cruzados. Sem o SAMU pessoas irão morrer, vidas que poderiam ser salvas serão perdidas. Por essa razão quero fazer chegar a governadora Isolda, um pedido para que determine ao secretário de Saúde do Estado que resolva essa situação imediatamente. 

Estamos falando de vidas humanas que serão perdidas caso essa situação continue, o SAMU pede Socorro e é nossa obrigação como cidadão sair em sua defesa.

Postar um comentário

0 Comentários